Rogério Ceni precisa de mais tempo para provar que pode ser um bom técnico?

O M1TO está passando por uma fase de provações: com o clube, com a torcida e com a mídia.



Rogério Ceni é, sem sombra de dúvidas, o maior ídolo da história do São Paulo FC. Pelo tricolor paulista, são mais de 1200 jogos disputados e títulos como o Paulistão, Brasileirão, Libertadores e Mundial de Clubes. O M1TO, como é chamado carinhosamente pelos torcedores, ainda foi Campeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002 e é o maior goleiro artilheiro da história do futebol.

No entanto, após sua aposentadoria no final de 2015 e seu primeiro ano fora dos gramados dedicado a um estudo mais profundo do futebol, assistindo a jogos de equipes europeias e tendo contato com outros estudiosos, Ceni assumiu o time do Morumbi com a intenção de unir as modernas ideias aprendidas por ele com a liderança e representatividade que possui no clube.

A fórmula mágica que parecia ser a solução dos problemas são paulinos não está dando certo, pelo menos até o presente. É preciso entender que o Tricolor Paulista vive um momento financeiro e político conturbado, o que influencia negativamente no vestiário. Além disso, o enorme calendário do futebol brasileiro também não auxilia o treinador, já que com pouco tempo para treinar, o elenco demora mais para assimilar as novidades trazidas pelo técnico.

Porém, outra questão importante também tem que ser discutida: o preparo atual de Rogério para o cargo. Não há questionamentos sobre o jogador Rogério Ceni ser um revolucionário do esporte, mas será que o mesmo como treinador é tão bom assim?

Falcão e Dunga, ídolos como jogadores do Internacional, já como técnicos não tiveram passagens tão boas assim. Zidane, hoje no comando do Real Madrid e campeão da Liga dos Campeões nas duas funções, teve de se contentar no início de sua atual carreira em ser auxiliar técnico de Ancelotti e treinador do Real Madrid B, o que não aconteceu com o goleiro, que já começou em uma grande equipe.

Por que Rogério Ceni ainda não deu certo comandando o Soberano? Falta paciência da imprensa esportiva e de parte da torcida?

Por Matheus J. de Moura @MatheuSClubismo | Sem Clubismo